ORIGEM

Sifu Renan Oliveira, nascido em 9 de setembro de 1988 em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, é um instrutor de Jun Fan Gung Fu, Jeet Kune Do, Filipino Kali e praticante de Brazilian Jiu Jitsu. Seu envolvimento com as artes marciais começou aos 12 anos, quando teve seu primeiro contato com o Karatê Shotokan. Ao longo dos anos, expandiu seu repertório, explorando o Judô, Capoeira e Kung Fu Wing Chun.


 Em 2007, Renan descobriu o Jeet Kune Do. O interesse foi despertado por uma matéria na extinta revista Fight Magazine, o que o levou a questionar seu instrutor de Wing Chun sobre essa arte marcial. Esse momento marcou o início de uma busca dedicada para compreender e dominar o Jeet Kune Do.

DESCOBRINDO O CONTEMPORARY JKD

 Em 2009, descobriu o site da Progressive Fighting Systems do Mestre Paul Vunak. Na época, a escola era representada por instrutores como Sifu Harinder Singh, Hector Solis e Thomas Cruse. Esses nomes influenciaram profundamente Renan durante sua jornada em busca de conhecimento sobre o Jeet Kune Do de Bruce Lee, especialmente a vertente denominada Contemporary Jeet Kune Do. 


 Naquela época, não havia instrutores da organização de Sifu Vunak no Brasil ou em outros países da América do Sul. Os custos para viajar aos Estados Unidos, somados aos custos do treinamento, estavam fora da realidade, causando uma certa frustração em quem buscava exatamente pela arte como era desenvolvida pelo mestre Paul Vunak, denominada Contemporary JKD.

o Contemporary JKD


 


Vunak teve o privilégio de treinar por mais de 30 anos sob a orientação do Mestre Dan Inosanto, um dos principais instrutores formados por Bruce Lee. Inosanto, parceiro de treino e melhor amigo de Bruce Lee, teve uma influência significativa na formação de Vunak como artista marcial. Além disso, Vunak foi um dos pioneiros no treinamento de Gracie Jiu Jitsu na América, tendo sido aluno de Rorion, Royce, Royler e Rickson Gracie.

 Em 1988, Vunak recebeu o título de Senior Full Instructor de si-fu Inosanto e começou a ensinar sua própria interpretação da arte do Jeet Kune Do (JKD), sob o nome de PFS.  Vunak é altamente respeitado em diversos círculos, incluindo o comandante da Marinha, o governador da Califórnia, o prefeito de Frankfort, o chefe de polícia de Hialeah, a SEAL Team 6, o Departamento de Defesa, a DEA, os US Marshals, a SWAT, o Exército, o Marine Corps Counter Intelligence e a Força Aérea. Sua contribuição para as artes marciais e seu impacto na comunidade são inegáveis.


 Além do PFS (Progressive Fighting Systems), Vunak também é o criador do R.A.T., que significa Rapid Assault Tactics (Táticas de Assalto Rápido). Este método foi criado a pedido da Marinha dos Estados Unidos e é o aspecto central de sua abordagem às artes marciais. Foi desenvolvido especificamente para os SEALs da Marinha dos EUA como um programa de combate primário.

 O R.A.T. é projetado para ajudar a terminar uma luta o mais rápido possível em uma situação perigosa, uma vez que toda esperança de resolução pacífica se foi. Esses movimentos tirarão a vantagem de um agressor, independentemente do tamanho e da força. A expressão de Vunak do Jeet Kune Do sempre foi voltada para o combate real.


O PRIMEIRO CONTATO COM O JUN FAN GUNG FU

Sifu Gilberto Nocelli, um dos primeiros brasileiros a cursar a Inosanto Academy USA, foi certificado oficialmente por Si-Gung Joaquim Almeria em Las Vegas, em 2008. Além disso, participou de cursos com renomados mestres do Jeet Kune Do, como Ted Wong e Richard Bustillo. Gilberto Nocelli Jr. também foi um dos estudantes do Sifu Salem Assli (Associação Francesa de JKD) no Brasil.


 Ao término desse curso, Renan Oliveira recebeu das mãos de Sifu Nocelli a autorização para ministrar Jun Fan Gung Fu/JKD e Kali Silat no Espírito Santo. 

ENCONTRANDO O SIFU PAOLO CANTALUPPI

  Em 2016, Sifu Renan Oliveira decidiu buscar contatos com instrutores da escola de Paul Vunak. Suas pesquisas nas redes sociais levaram-no a Sifu Paolo Cantaluppi, um Sênior Instructor e discípulo direto de Paul Vunak por mais de 10 anos. Paolo, uma das maiores autoridades do Jeet Kune Do na Europa, aceitou o convite de Renan para ministrar um curso avançado no Brasil. O convite foi feito em novembro de 2017.

DESCEDANTES OF THE MASTERS


Sifu Cantaluppi no Brasil

 No dia 27 de março de 2018, Paolo Cantaluppi chegou ao Brasil, oferecendo um curso avançado de portas fechadas e um seminário aberto aos estudantes brasileiros. Durante sua estadia, transmitiu os conhecimentos adquiridos durante sua década de estudo na escola de Paul Vunak nos Estados Unidos.


 Ao final, nomeou Renan Oliveira e Lorena Souza como seus principais discípulos e representantes no Brasil, consolidando uma parceria duradoura. Este momento representou não apenas um marco na jornada de Renan, mas também uma contribuição significativa para a disseminação e preservação do Jeet Kune Do e Filipino Kali no Brasil.